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Não sabes o que são? A-B-C-Dicionario do TT

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Mensagem  Xonix72 Seg Nov 08, 2010 7:00 pm

Dicionario do mundo TT - Muito útil pra tirar duvidas 😉

Esquema retirado de outro "fórumtrilhos4x4"! Foram feitas algumas alterações mais práticas e funcionais, em relação ao original do "Tostas"

Local onde todos podem e devem participar, para ser o mais completo e esclarecedor possivel, devem actualizar com o que sabem e sem complicar, para que todos possam utilizar da melhor forma Cool

A

ABS- Antilock Breaking System - Sistema antiblocagem das rodas
O ABS é um sistema que evita o bloquear das rodas durante uma travagens.

ASR- Sistema de controlo antipatinagem
Sempre que se acelera o motor, há uma possibilidade de as rodas patinarem (quer seja num arranque, quer seja com o veículo a rolar). Este sistema detecta se uma roda está a patinar. Caso isso se verifique, o binário do motor é reduzido momentaneamente até se restabelecer a aderência.

Active Trac- Sistema 4WD usado no Mitsubishi Pajero com possibilidade de 2WD, 4WD high ou 4WD low. Nesse sistema você pode trocar entre 2WD e 4WD com o carro em movimento abaixo de 100 km/h (shift-on-the-fly). A caixa de transferência tem diferencial por acoplamento viscoso que pode ser mantido aberto para uso de 4WD em qualquer superfície ou pode ser bloqueado para ter maior tração em pisos escorregadios. Opcionalmente o sistema pode receber um diferencial traseiro bloqueável.

Ângulo de ataque- ângulo formado pelo chão de uma subida ou por uma descida em que o veículo pode continuar em frente sem bater com o pára-choque dianteiro ou partes da suspensão. Para ser considerado como fora-de-estrada este ângulo deve ser maior que 30 graus. Quanto menor é a carroçaria à frente das rodas, maior o ângulo.

Ângulo de Dorso- é a capacidade de superar um obstáculo sem que o fundo do carro bata por cima dele, como uma crista de elevação. Quanto maior o entre-eixos, menos o ângulo. Para ser um fora-de-estrada, este ângulo deve ser no mínimo de 20 graus. Altura da carroçaria em relação ao solo também é importante para melhorar a característica.

Ângulo de Saída- é o ângulo formado por uma subida e pelo chão ou pelo chão de uma descida, em que o veículo pode continuar em frente sem bater com o pára-choque traseiro.Para ser considerado fora-de-estrada são precisos mais de 30 graus. muitos veículos possuem bons ângulos de ataque é péssimos ângulos de saída.

Amortecedor- componente mecânico da suspensão que permite parar as oscilações provocadas pelas molas da suspensão.

Atascar- Ficar com a viatura "enterrada" devido á falta de aderencia (lama,areia,água etc..).



B

Barra estabilizadora- reduz o adornar do veículo em curva e que se monta de modo a ligar os dois braços de suspensão de um mesmo eixo (dianteiro ou traseiro).

Bikini top- versão da viatura descapotavel com capota em lona que só abrange os lugares dianteiros.

Bolachas- são o mesmo que os espaçadores. (Ver Espaçadores).

Bodylift - elevação da carroceria por meio de tacos (ou espaçadores), é usado principalmente para aumentar os angulos de ataque e de saída, nos carros cuja carroçaria é mais saliente do que o chassi, e para permitir que o veículo use pneumáticos de maior dimensão.

Brecagem- perímetro da menor circunferência que um automóvel consegue descrever. Um automóvel com um boa brecagem consegue descrever círculos apertados.

Beadlock - são uns discos que aparafusados no interior e exterior da jante, permitindo assim que o pneu fique prensado entre a jante e o beadlock. Serve para que seja possível utilizar baixas pressões, permitindo que mesmo 'abusando' do pneu esse não saia da sua 'cama'. É especialmente usando em trial, onde a baixa pressão propícia a aderência, mas a sinuosidade do piso facilmente faria saltar um pneu em jante tradicional. (o funcionamento é semelhante ao de um pneu runflat (sem a almofada) )



C

Caixa redutora- Nos veículos todo-o-terreno as relações de caixa que se utilizam para realizar manobras complicadas (nomeadamente subidas ou descidas muito íngremes) requerem a utilização de relações de caixa muito curtas. A caixa redutora aplica uma relação de caixa adicional reduzindo substancialmente a relação final.

Caixa de Transferências- caixa complementar a caixa de velocidades e possibilita a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro além de proporcionar a redução da marchas.

Cambão/ Tow-bar- estrutura triangular com engate que é instalada no châssi (ou pára-choque) na frente do veículo. Serve para rebocar o carro sem ter a necessidade de alguém conduzir o veículo rebocado.

Coluna de direcção- veio no qual está montado o volante. Na outra extremidade da coluna da direcção está a caixa da direcção. A união do veio aos tirantes da direcção na caixa é normalmente feita por pinhão e cremalheira.



D

Degrau- é a capacidade de um 4x4 atacar um obstáculo vertical e superá-lo. Para ser um fora-de-estrada, o mínimo é de 36 centímetros, sem que o pára-choque dianteiro, carroceria ou suspensão batam. Para superação de um obstáculo destes é necessário bom ângulo de dorso e de saída.

Diferencial- destina-se a reduzir a velocidade do eixo de transmissão para a velocidade exigida pelas rodas para permitir que, numa curva, a roda de dentro rode mais lentamente do que a de fora.

Diferencial autoblocante- é um componente mecânico incorporado no diferencial que diminui a possibilidade de uma das rodas começar a patinar,o autoblocante contraria o funcionamento normal de um diferencial, levando a que a potência disponível seja retirada dessa roda e fornecida à roda com boa aderência.



E

EAS- Eletronic Air Suspension, (dispositivo do Range Rover). Existem modelos adaptáveis a outro veículos. Serve para ajustar a altura do veículo (levantar ou abaixar), automaticamente (em relação a velocidade, quanto mais rápido mais baixo) ou manualmente. Isso pode ser muito útil se o veículo estiver com seu fundo apoiado num obstáculo (ângulo de dorso máximo).

ESP- Electronic Stability Program. O ESP é o sistema de controlo de estabilidade dinâmica de um veículo. Corrige situações de subviragem e sobreviragem assim como problemas de falta de tracção em acelerações ou reduções bruscas.

Eixo Flutuante- eixo que tem um sistema de rolamentos que sustenta o peso do veículo. Caso a ponta de eixo se parta, o sistema mantém a roda no lugar, e é possível rodar com o veículo utilizando a tração dianteira.

Eixo Semi-Flutuante- Neste caso a ponta de eixo está conectada directamente na roda. Se a ponta de eixo partir vai soltar a roda que cairá, deixando o veículo paralisado.

Espaçador de roda- peça circular (aço ou aluminio) que aumenta a distancia entre a jante e o disco de travão e tambor.

Espaçador de transmissão- peça circular (aço ou aluminio) adaptada ao veio de transmissão e diferencial para assim ganhar mais comprimento para os casos de levantamentos de suspensões.



F

Facão- nome popular para erosão ou valeta mais profunda. o facão pode se formar por acção natural ou ser provocado pelo trânsito de veículos que cavam inicialmente a canaleta com os pneus, deixando o local propício para formação de erosões pelo efeito da chuva. Os pneus conhecidos como "frontiera" são os campeões desse tipo de agressão ao ambiente, e são conhecidos como anti-ecológicos pelos estragos que causam.

Full-time 4WD- sistema 4x4 onde a caixa de transferência tem diferencial central (como no Niva, Land Rover, Pajero) sendo possível andar com o veículo sempre em 4x4. A maioria não possui opção de 4x2 (como, Niva, Land Rover, Subaru).



G

Guincho- equipamento fundamental para incursões radicais. As versões disponíveis no mercado são três: mecânico, hidráulico e elétrico. Este último é o mais popular, já que pode ser instalado na dianteira ou traseira de qualquer veículo, e depende da bateria para funcionar.



H

Hard top- versão da viatura descapotavel com capota em fibra e/ou com aplicação para vidros laterais e traseiro.(podem abranger os lugares dianteiros e traseiros).

Hi lift- macaco de elevação extra longa para viaturas todo-terreno.(serve tambem para poder desatascar).



I

Indoor- prova realizada em circuito fechado com inúmeros obstáculos artificiais como atoleiros, areia, buracos e curvas. é disp***do em "baterias".



J

Junta homocinética- é uma junta com a mesma função de uma junta universal mas é construída com uma cúpula e com esferas em rolamentos.é constituída por; veio transmissor; esferas de aço numa cúpula; as esferas rolam em rolamentos próprios; rolamentos; cúpula e veio transmitido; parte do cubo da roda

Junta universal- é uma junção de acoplamento de um eixo que transfere o movimento em outra direcção sem modificar o sentido de giro.



L

Longarinas- vigas de secção variável montadas longitudinalmente que proporcionam rigidez estrutural ao châssis.

LSD- Limited Slip Differential - (em português, autoblocante) - É um sistema de engrenagens utilizado no interior do diferential para não permitir que exista uma diferença de binário exagerada entre os eixos, isto é, quando um eixo possui um binário muito elevado comparativamente ao outro, o sistema engrena, e elimina o efeito de "diferencial", passando o sistema a funcionar como um eixo rígido. (deu origem aos actuais sistemas de controlo de tracção eletrónicos)



M

Mata vacas- grelha de protecção frontal do parachoque e farois.

Metal top- versão da viatura em que o tejadilho é em metal sendo parte integral do châssis.



P

Part-time 4WD- sistema 4x4 onde a caixa de transferência não tem diferencial (não há diferencial central, como no Jeep, Samurai, JPX) ou acoplamento viscoso, exigindo que a tração 4x4 seja usada somente quando necessária, nunca no asfalto e em altas velocidades.

Patesca ou Catarina- é uma roldana que usada em conjunto com o guincho ou mesmo entre dois veículos, permite que a força empregada no resgate seja duplicada. também é muito útil para redirecionar o cabo de aço em resgates mais complicados no meio da trilha.



R

RAID- modalidade na qual o mais importante é a velocidade média, por tempo, em alguns trechos do trajecto.

Repartidor de travagem- componente do sistema de travagem que reparte o esforço de travagem pelo eixo dianteiro e traseiro conforme a distribuição de peso no veículo.

Roda Livre- componente que liberta as rodas dianteiras do contato com a transmissão. com isso ganha-se na economia de combustível e menos desgaste das partes dianteiras, que não são utilizadas em tráfego normal de ruas e estradas com boas condições de trânsito. existem modelos manuais e automáticos.

Rollbar- armação tubular exterior ou interior fixa á carroçaria/châssis para protecção em capotamento.



S

Semi-eixo- eixo que une o diferencial à roda motriz. Para cada roda motriz existe um semi-eixo.

Sincronizador- elemento montado nos carretos da caixa de velocidades que permite um engrenar suave e preciso cada vez que fazemos uma passagem de caixa.

Snorkel- tubo de extensão da entrada do filtro do ar mais elevado para não sugar água e lamas.

SPOA- SPOA ou SOA quer dizer "springs over axle", que em português literal significa "molas sobre os eixos".

SPUA - Spring Under the Axle (em português seria MOBE - Mola por Baixo do Eixo), é a posição 'normal' da maioria dos diferenciais relativamente às molas.

Servo freio- sistema montado entre o pedal do travão e os tubos que transportam o óleo até cada actuador do travão. Este sistema permite a redução do esforço físico exigido ao condutor para carregar no pedal do travão.

Suspensão Independente- sistema que possibilita que cada roda tenha seu curso de suspensão independente da outra roda.



T

Taco- é uma espécie de espaçador, utilizado para elevar o veículo sem necessitar de recorrer a alterações mecânicas (teoricamente). O taco pode ser colocado entre a mola e o apoio da mesma, ou entre o chassi e a carroceria.

Termostato- componente que, de acordo com a temperatura da água de refrigeração, regula o caudal de fluído que deve percorrer o radiador.

Tirfor- equipamento formado por dois ganchos, um cabo, uma catraca e uma alavanca manual. serve como substituto do guincho para puxar ou destombar o jipe, retirar obstáculos do caminho, etc.

Transmissão- envolve todos os componentes mecânicos que levam a energia proveniente do volante do motor até às rodas motrizes. Apresenta três componentes principais: a embraiagem, a caixa de velocidades e o diferencial.



V

Veio de transmissão- veio que transmite o movimento rotativo da caixa de velocidades até ao diferencial.

Volante do motor- disco pesado fixado numa das extremidades da cambota do motor. Actua como um reservatório de energia suavizando os impulsos provenientes da explosão em cada cilindro.



Façam a correção de erros nas definições das palavras, caso estas não correspondam á verdade, palavras técnicas e expressões que poderão ter o mesmo significado.
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Corta-Fogo

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