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Técnicas de Condução

Mensagem  smonteiro em Seg Nov 01, 2010 10:01 pm

" Algumas dicas do que devem fazer em terrenos complicados.

Nunca se devem meter em zonas complicadas sozinhos, é muito provável que necessitem de ajuda.
Um dos aspectos mais importantes é conhecer as capacidades do carro, não invente, não queira que o carro faça o que não consegue.

LAMA / BARRO



É um dos terrenos mais complicados e de maior quantidade de acessórios necessários para poder enfrentar o mesmo
Recomendável:
Reduzir a potência do veículo, mantendo uma velocidade constante.
Acelerações repentinas e uma velocidade muito rápida provocam um deslizamento do carro, depois andam ali a dançar, eh fixe quando eh pouca lama e dá para brincar um pouco.
Reduzir a pressão dos pneus ajuda na limpeza, devido ao pneu ficar mais maleável e fazer uma maior flutuação.
Quando no caminho existem marcas de outros veículos, é conveniente circular pelas mesmas (ajudam a guiar as rodas), mas se as marcas forem muito profundas, é recomendável circular pela margem das marcas, lentamente e evitando deslocamentos laterais.
Não é conveniente um uso compulsivo do travão e da embraiagem, a resposta do carro pode ser inesperada.
Quando possível, tente limpar os pneus para voltar a garantir aderência.
Em descidas acentuadas, nunca trave ou carregue na embraiagem, o deslize é fatal, se sentir ficar sem aderência ou controlo do carro o melhor eh acelerar para que volte a sentir tracção e aderência, quando voltar a sentir controlo do carro, reduza novamente a velocidade.
Caso fique mesmo atolado, só há uma solução, pedir ajuda….eheheheheheh


PEDRAS / ROCHA



É recomendável usar pneus com um perfil mais alto para que o carro esteja o mais alto possível do chão, para evitar danificar os diferenciais ou as transmissões.
Convém subir a pressão dos pneus acima do normal para evitar as barrigas do pneu e um possível corte nas pedras.
Utilizar o acelerador suavemente, isso evita deslizes dos pneus e que patinem.
Passar por cima das pedras com as rodas e não com elas pelo meio do carro, um pequeno deslize no calculo da altura da pedra pode provocar danos.
Nas subidas com gravilha, engrene a mudança certa para que não tenha de trocar de mudança a meio da subida, se isso acontecer irá perder velocidade e ao arrancar novamente irá patinar, nesse caso o melhor eh descer e voltar a subir, suba em primeira ou segunda conforme o tipo de inclinação.
Nas descidas, dependendo da sua acentuação, engrene a primeira e deixe o carro descer sem usar o travão ou carregar na embraiagem, deixe o motor fazer o trabalho por si.

AREIA



É recomendável:
Manter uma velocidade constante e ligeiramente rápida, tendo em atenção os buracos que normalmente existem.
Evitar o menos possível pisar o travão, quando fizer uma paragem faça-a suavemente para evitar a criação de um monte de areia ah frente das rodas, que depois lhe podem dificultar o arranque.
No caso de perder a aderência, deixar de acelerar; para evitar enterrar as rodas, quanto mais acelera mais se enterra, se ficar enterrado acelere suavemente e vá sentindo o carro a ganhar tracção, aqui tem de ter um pouco de sensibilidade e calma, nada de impaciências, faça uma pequena marcha atrás e volte a arrancar.
Com a tracção ligada em baixas, não arranque em primeira, faz muita força e começa a cavar, ponha uma mudança mais alta e arranque suavemente.
Baixar a pressão dos pneus é a primeira medida a tomar, os pneus ganham aderência, o uso de pneus largos ajuda, não use pneus com um rasto muito profundo, tipo “mud terrain”, esse tipo de pneus são muito bons para a lama (fácil limpeza) e pedras (devido ah robustez), mas para a areia não, especialmente nas dunas do deserto (tenho experiência disso) não são aconselháveis, esse tipo de pneus devido ao seu rasto muito espaçado e profundo funciona tipo tractor e cava muito, dificultando a progressão do carro. "
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