Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão de Enchimento dos Pneus

Ir para baixo

Pressão de Enchimento dos Pneus Empty Pressão de Enchimento dos Pneus

Mensagem  PINTO88 Ter Nov 02, 2010 11:21 am

O cumprimento da pressão aconselhada reveste-se de grande importância para a segurança do veículo.

A baixa pressão provoca um aumento anormal da temperatura dos constituintes do pneu. A utilização de um veículo equipado com pneus com uma pressão inferior à recomendada, pode originar uma degradação dos mesmos. Esta degradação é irreversível e pode conduzir a uma destruição do pneu por perda de pressão imediata. Os pneus com pressão abaixo do recomendado pelo fabricante, conduzem, também, a aumentos de 8% no consumo de combustível.

Os efeitos negativos de uma pressão insuficiente não são necessariamente imediatos e podem mesmo não se manifestar senão um certo tempo após a correcção. É necessário verificar regularmente a pressão (de 15 em 15 dias), sem esquecer a roda sobressalente, utilizando um manómetro fiável. Estas verificações devem ser feitas “a frio”, porque a pressão aumenta com o aquecimento provocado pela utilização. A pressão dos pneus pode aumentar até 20% (10 a 15 psi) durante a sua utilização, aumento esse que é tomado em consideração na concepção dos pneus. Por isso, nunca ajustar a pressão dos pneus com os pneus quentes; a pressão volta ao normal quando os pneus arrefecem.

Constata-se que os pneus perdem aproximadamente 0,69 bar por mês e ainda por cada 10 graus de redução da temperatura. Os valores aconselháveis são normalmente indicados no manual do veículo, e actualmente existem etiquetas vulgarmente afixadas junto ao tampão de combustível, nas portas ou no porta-luvas.

As pressões medidas “a frio”, devem sempre corresponder às recomendadas para o veículo (ter em conta outras utilizações: atrelados, caravanas, barcos, etc.). Em caso de dúvida, consulte uma tabela de pressões. Ter em conta que a tampa da válvula funciona como um vedante suplementar do ar, devendo, por isso, estar sempre em boas condições.

Um pneu quente está com pouca pressão se tiver uma pressão inferior à pressão a frio recomendada. Evitar, igualmente, a utilização do veículo com pneus com pressão acima do recomendado: nestes casos, a área de contacto com o solo é menor, pondo em risco a segurança do veículo, ao mesmo tempo que torna o pneu mais propenso a rasgos por embate em objectos.


PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagens : 1466
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 40
Localização : SOBREDA
Grupo TT : Nos Maus Caminhos

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos