Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CARTAS MILIATRES NO TELEMOVEL

Ir para baixo

CARTAS MILIATRES NO TELEMOVEL  Empty CARTAS MILIATRES NO TELEMOVEL

Mensagem  Xonix72 Seg Nov 08, 2010 6:46 pm

Venho dar a conhecer um programa que um amigo me passou juntamente com os procedimentos, penso ser útil para muitos daqueles que circulam pelo monte e não têm GPS (assim como eu) mas têm um telemóvel com software Symbian (NoKia Serie N) e uma antena gps por bluetooth, eu ñ testei, mas foi-me dito ke funciona na perfeição :wink:


Programa

SmartComGps v1.5 (1.53b)

Tutorial - http://my-symbian.com/s60v3/software/ap ... fldAuto=41
Download - http://www.wild-mobile.com/eng/download.php


COMO COLOCAR AS CARTAS MILITARES

Copiar os ficheiros .map devidamente calibrados no oziexplorer para a pasta "maps" do Cartão de Memoria do Telemóvel

Converter o ficheiro gif ou jpeg da carta militar para ogf2 (utilizar o conversor que vem juntamente com o programa) e copiar o ficheiro ogf2 para pasta "maps" do Cartão de Memoria


COMO CALIBRAR A CARTA MILITAR

Ir ao menu do programa e seleccionar - Caminhos

Activar o modo "*Gravação Ligada"

Circular um pouco (+/- 0,500 Km) e há medida que vai andando vai aparecer uma linha que é o percurso efectuado

Se a Carta Militar estiver mal calibrada vão reparar que a linha do percurso efectuado não coincide com a linha da estrada que marca na Carta Militar

Caso o ponto anterior se verifique ir ao menu - mapa - calibrar - transferência linear

com o cursor do telm arrastar a carta (esquerda, direita, cima, baixo) até que a linha do percurso gravado coincida com a estrada desenhada na carta militar. Carregar em sim para salvar a calibração efectuada.

Após estes passos a Carta encontra-se devidamente Calibrada.


Ir ao menu - mapa - e seleccionar "onde estou?" vão verificar que a seta já indica o ponto geográfico correcto onde estão.


COMO CARREGAR TRACK

O formato de tracks usado por este programa é o plt.

Desenhar um track no Google Earth e guardar no formato kml

Utilizar este site http://www.gpsies.com/upload.do?uploadMode=convert carregar o ficheiro kml e alterar o percurso para o formato oziexplorer por fim carregar em converter.

Copiar o ficheiro plt para a pasta "Tracks" do Cartão de Memoria do Telemóvel

Ir ao menu do programa - Caminhos - carregar caminho... - seleccionar o ficheiro pretendido

Quando for a circular se tiver o modo de gravação ligada pode depois no final gravar o percurso efectuado. Ir ao menu do programa - caminhos - salvar caminho corrente

O track será gravado em formato plt na pasta "Tracks" do Cartão de Memoria do Telemóvel.

Para conveter o ficheiro plt em kml podem utilizar o programa "GPS TrackMaker" ou entao um executavel do oziexplorer "OziMapConverter"


WAYPOINTS

Este programa permite criar way-points ou entao carregar way-point criados no oziexplorer ou no google-earth.

O tipo de ficheiro é .wpt

Resumindo este programa tem todas as funcionalidades do oziexplorer e torna-se bastante pratico e de baixos custos.

O único senão poderá ser o tamanho do ecrã do telemóvel

Testado e a funcionar em Nokia N73 com antena gps por bluetooth
Xonix72
Xonix72
Corta-Fogo

Mensagens : 803
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 52
Localização : Loures/Lisboa
Grupo TT : sarcástico

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos