Montagem de farois suplementares
4 participantes
:: Oficina :: Sistema Eléctrico
Página 1 de 1
Montagem de farois suplementares
Fica um esquema para a montagem de farois suplementares
Se utilizarem este segundo esquema é para 4 faróis, tanto o primeiro como o segundo dá para instalar os faróis que se quizerem basta duplicar o esquema (por questões de fiabilidade e duração do relé) e há sempre relés com fusível incorporado + caros mas melhores
Deixo aqui um exemplo para montagem de 6 faróis de tejadilho
Só para rectificar um promenor deste trabalho deve-se usar os terminais isolados para que se algum fio se soltar não fazer curto-circuito
Outra nota importante é que todos os fios devem andar entubados dentro de tubo plático flexivel
Abraços
slpinto
Se utilizarem este segundo esquema é para 4 faróis, tanto o primeiro como o segundo dá para instalar os faróis que se quizerem basta duplicar o esquema (por questões de fiabilidade e duração do relé) e há sempre relés com fusível incorporado + caros mas melhores
Deixo aqui um exemplo para montagem de 6 faróis de tejadilho
Só para rectificar um promenor deste trabalho deve-se usar os terminais isolados para que se algum fio se soltar não fazer curto-circuito
Outra nota importante é que todos os fios devem andar entubados dentro de tubo plático flexivel
Abraços
slpinto
Última edição por slpinto em Sáb Dez 04, 2010 3:03 pm, editado 2 vez(es)
slpinto- Itinerário Complementar
Grupo TT : tem dias....
Re: Montagem de farois suplementares
slpinto escreveu:Fica um esquema para a montagem de farois suplementares
Abraços
slpinto
Mas uma questão que poderá ser feita por muitos: funciona até quantos faróis, ou no caso de ser mais que um, que modificações se devem fazer no esquema?
smonteiro escreveu:Um esquema destes por cada conjunto.
E não se pode aumentar a potência do relé?
Um relé aguenta uns 30 amp,
tenho 6 faróis de 55w ligados e aguenta bem...
passa algo à volta de 27,5 amp... perto do limite mas não chega...
PeaceMaker- Moderador
PeaceMaker escreveu:Um relé aguenta uns 30 amp,
Nao existe de 80amp?
Não sei , mas é possível...
ou então metes 2 de 30w..
já dá para 660w... queres mais que isso?
PeaceMaker- Moderador
PeaceMaker escreveu:Não sei , mas é possível...
Neste momento tenho um relé de 80amp e 5 faróis de 55w montados
mas a minha intenção é ter 5 em cima de 100w mais 2 em baixo de 100w mais o de trabalho atrás e penso colocar indaum de 55w de lado.
Mais ou menos do género central eléctrica
Amigo claro que até ao limite de potência do relé que comprares podes ir adicionando, mas se tiveres os circuitos separados, em caso de avaria não ficas às "escuras". Ainda não montei farois suplementares, mas quando os montar vai ser com circuitos separados.
smonteiro escreveu:Amigo claro que até ao limite de potência do relé que comprares podes ir adicionando, mas se tiveres os circuitos separados, em caso de avaria não ficas às "escuras". Ainda não montei farois suplementares, mas quando os montar vai ser com circuitos separados.
Não vi as coisas por esse prisma. Mas poderei montar 3 ou 4 sistemas, ou ter um relé suplente no porta-luvas!!! Tenho que estudar a melhor situação
BIGkidBIGcar escreveu:smonteiro escreveu:Amigo claro que até ao limite de potência do relé que comprares podes ir adicionando, mas se tiveres os circuitos separados, em caso de avaria não ficas às "escuras". Ainda não montei farois suplementares, mas quando os montar vai ser com circuitos separados.
Não vi as coisas por esse prisma. Mas poderei montar 3 ou 4 sistemas, ou ter um relé suplente no porta-luvas!!! Tenho que estudar a melhor situação
Não é assim tão simples , o Smonteiro tem razão...
eu tenho um circuito conjunto para 2 farois de longo alcance à frente e 4 no tejadilho, com um fusível de 30 amp...
um dia destes o fusível foi-se , fiquei sem faróis...
como estava a precisar deles pus fusível novo , foi-se instantaneamente.... lá tive que andar só com os farois normais...
quando tive tempo descobri a avaria , um fio derretido a fazer curto circuito num farol... mandava tudo a baixo...
se tivesse os de baixo e os do tejadilho em instalações separadas tinha sido bem melhor...
PeaceMaker- Moderador
PeaceMaker escreveu:
Não é assim tão simples , o Smonteiro tem razão...
eu tenho um circuito conjunto para 2 farois de longo alcance à frente e 4 no tejadilho, com um fusível de 30 amp...
um dia destes o fusível foi-se , fiquei sem faróis...
como estava a precisar deles pus fusível novo , foi-se instantaneamente.... lá tive que andar só com os farois normais...
quando tive tempo descobri a avaria , um fio derretido a fazer curto circuito num farol... mandava tudo a baixo...
se tivesse os de baixo e os do tejadilho em instalações separadas tinha sido bem melhor...
Mas o problema como referiu, estava nos fios. Por vezes não temos atenção à capacidade dos fios que utilizamos e daí queimarem-se
o Problema não foi do fio ,
ou melhor, foi do fio mas não devido a este ser inadequado.... não foi devido a uma sobre carga porque foi dentro do farol mesmo... onde estava a usar os fios de origem do farol...
eu tenho um fio bem grosso que vai para o tejadilho , e depois divide-se em 4 mais pequenos que alimentam individualmente os faróis...
ou melhor, foi do fio mas não devido a este ser inadequado.... não foi devido a uma sobre carga porque foi dentro do farol mesmo... onde estava a usar os fios de origem do farol...
eu tenho um fio bem grosso que vai para o tejadilho , e depois divide-se em 4 mais pequenos que alimentam individualmente os faróis...
PeaceMaker- Moderador
A instalação que fiz foi: da bateria, passei fio pelo relé obviamente até ao modulo de interruptores. daí partiram 4 segmentos de fio para a luz atras de trabalho (ainda nao instalada) 2 para as luzes de cima (3 + 2) e outro para o rotativo laranja já que fazia protecçao civil no verão. e nao utilizei os fios das luzes, a minha instalaçao ia completa até lá