Dúvida Pneus TT/Jantes Frontera A
+2
PINTO88
gdacosta
6 participantes
:: Oficina :: Jantes e Pneus
Página 1 de 1
Dúvida Pneus TT/Jantes Frontera A
Gostava de ter um jogo de pneus e jantes para o mato no meu Frontera, mas deparei-me com umas dúvidas em relação à medida a escolher.
Tenho pensado nos 235/85R16, mas também há os 265/75R16 que têm praticamente a mesma altura e são 30mm mais largos.
As dúvidas são:
1. Tanto o 235 como o 265 cabem sem raspar em lado nenhum? (é um Frontera A Longo c/ suspensão +4cm)
2. Podem haver problemas devido a um maior esforço nas transmissões com o pneu 265?
3. Jantes com offset de origem (+38mm, se não estou em erro) ou com offset negativo? No caso do offset negativo, tenho as mesmas dúvidas sobre o esforço nas transmissões, tanto no 235 como no 265.
Os pneus seriam Insa Dakar, Fedima F-Mud ou equivalente.
Desde já agradeço.
Tenho pensado nos 235/85R16, mas também há os 265/75R16 que têm praticamente a mesma altura e são 30mm mais largos.
As dúvidas são:
1. Tanto o 235 como o 265 cabem sem raspar em lado nenhum? (é um Frontera A Longo c/ suspensão +4cm)
2. Podem haver problemas devido a um maior esforço nas transmissões com o pneu 265?
3. Jantes com offset de origem (+38mm, se não estou em erro) ou com offset negativo? No caso do offset negativo, tenho as mesmas dúvidas sobre o esforço nas transmissões, tanto no 235 como no 265.
Os pneus seriam Insa Dakar, Fedima F-Mud ou equivalente.
Desde já agradeço.
gdacosta- Itinerário Complementar
Re: Dúvida Pneus TT/Jantes Frontera A
Diz a escola inglesa que os 235 85 são os mais equilibrados para o TT...
Com o Bodylift n te deve roçar em lado nenhum...
Com o Bodylift n te deve roçar em lado nenhum...
PINTO88- Administrador
Grupo TT : Nos Maus Caminhos
Depende do que queres fazer , mas do que tenho visto , é sempre bom um pouco mais de largura de pneu...
mas o risco de partir o diferencial é maior...
mas o risco de partir o diferencial é maior...
PeaceMaker- Moderador
Pelo que sei...com os 235 85 R16 com o A de origem não te roça em lado nenhum...excepto quando viras a direcção ao máximo começa a roçar por dentro na barra estabilizadora..solução simples é limitar um pouco o batente de direcção!
Com 265 75 não te posso dizer...
Com jantes com offset negativo quase que aposto que te vai roçar a virar a direcção..
Com 265 75 não te posso dizer...
Com jantes com offset negativo quase que aposto que te vai roçar a virar a direcção..
dti_limited- Nacional
Grupo TT : Team Lama
Bom, acho que me vou ficar pela primeira opção, os 235/85R16.
Agora só preciso de arranjar um bocado mais de t€€mpo para fazer o investimento.
Obrigado pelas opiniões!
Agora só preciso de arranjar um bocado mais de t€€mpo para fazer o investimento.
Obrigado pelas opiniões!
Se quiseres bons preços, digo-te uma casa em loures...
PINTO88- Administrador
Com os 235/85 R16 F-Mud
No meu tive que dar um pequeno corte no parachoques, pois os pneus roçam lá, era por milimetros.
Sei que o cesar não precisou de cortar nada.
No meu tive que dar um pequeno corte no parachoques, pois os pneus roçam lá, era por milimetros.
Sei que o cesar não precisou de cortar nada.
rike1- Estradão
Penso que um aperto nas barras também ajuda...
os meus próximos pneus vão ser dessa medida!
(para poupar o dif, senão eram os 265 hehe)
PeaceMaker- Moderador
PeaceMaker escreveu:Penso que um aperto nas barras também ajuda...
Eu já apertei as barras e tenho molas e amortecedores com +4cm, sendo assim devem caber sem raspar em nada, certo?
Eu não tendo nada, o pneu raspava na tinta do para-choques.
No teu não deve tocar em nada
No teu não deve tocar em nada
rike1- Estradão
Não bate em lado nenhum...
PINTO88- Administrador
Boas Pessoal, eu tenho Fedima Extreme 265/70/16 com jante de origem e não roça em nada, n tenho bodylift, só apertei ligeiramente as barras a frente subiu uns 2/3cm +/-
Como comprei estes pneus a um excelente preço, nao foram na media q queria, q era os 265/75/16, a meu ver ficam muito bem e claro dão sempre mais altura, quase equivalente ao 235/85/16.
Como sabem cá nos nossos trilhos, temos muita lama e pedra, e digo-vos q tanto estes como os 235 (Vitor45) safam-se muito bem, o unico cuidado q tens q ter no pneu mais estreito é se tiver muito vazio e em certas inclinasções principalmente em pedra, torna-se mais instavel.
Conclusão os 265 forçam sim mais um pouco mas dão boa estabilidade, e os 235 são um bom compromisso tanto para rolares em estrada e fazeres um TT na maior é claro q em certas alturas não tens grande tracção por serem um pouco estreitos, mas assim nao forças os diferencias a frente.
Caso tenhas cubos manuais a frente metia 265 ou mesmo maiores, faz-se muita coisa só com o diferencial traseiro
cumps
Como comprei estes pneus a um excelente preço, nao foram na media q queria, q era os 265/75/16, a meu ver ficam muito bem e claro dão sempre mais altura, quase equivalente ao 235/85/16.
Como sabem cá nos nossos trilhos, temos muita lama e pedra, e digo-vos q tanto estes como os 235 (Vitor45) safam-se muito bem, o unico cuidado q tens q ter no pneu mais estreito é se tiver muito vazio e em certas inclinasções principalmente em pedra, torna-se mais instavel.
Conclusão os 265 forçam sim mais um pouco mas dão boa estabilidade, e os 235 são um bom compromisso tanto para rolares em estrada e fazeres um TT na maior é claro q em certas alturas não tens grande tracção por serem um pouco estreitos, mas assim nao forças os diferencias a frente.
Caso tenhas cubos manuais a frente metia 265 ou mesmo maiores, faz-se muita coisa só com o diferencial traseiro
cumps
dino_opel- Auto Estrada
dino_opel escreveu:
(...)
cumps
Eu já tenho cubos manuais montados.
Já se sabe que os cubos automáticos podem dar grandes problemas, mas a questão da fragilidade do diferencial da frente do Frontera não fica totalmente resolvido com a substituição dos cubos!
Não será um bocado "demais" dizer que se podem pôr 265 ou maiores só por ter mudado os cubos? E o resto que está a seguir aos cubos?
Atenção que não estou a pôr em causa o que dizes, isto são dúvidas de leigo nestas coisas...
eu tb tenho cubos manuais e com os 265 75 16 la se foi o diferencial...
PINTO88- Administrador
Eu tenho 265/70/16 com cubos auto e ate agora nada zero problemas
por vezes é mesmo como usamos e abusamos do diferencial da frente
por vezes é mesmo como usamos e abusamos do diferencial da frente
dino_opel- Auto Estrada
E DEPENDE TB DO TIPO DE PISO, COMO OS MEUS SÃO 95% OFFROAD E 5% ROAD, ESFORÇAM MAIS
PINTO88- Administrador