Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alternador Avariado?

 :: Oficina :: Mecânica

Ir para baixo

Alternador Avariado?  Empty Alternador Avariado?

Mensagem  PINTO88 Ter Nov 02, 2010 12:39 pm

Antes de tomar a decisão de trocar o alternador é preciso ter a certeza que o problema reside mesmo nele.

O alternador é o componente que transforma a energia mecânica fornecida pelo motor em energia eléctrica. O alternador é por isso uma peça importante porque perpetua o funcionamento da bateria e em última análise do próprio veículo. A bateria fornece a energia que o motor necessita para iniciar o funcionamento, só possível porque é constantemente recarregada com corrente vinda do alternador.

A evolução dos sistemas que um veículo incorpora é um dado adquirido, o que se traduz na prática na necessidade de mais formação e ferramentas especializadas e por vezes dispendiosas, para que seja possível levar a cabo uma reparação no veículo. No meio disto, o alternador permanece uma peça relativamente simples de ser substituída, mas imprescindível para que o veículo tenha energia necessária para que tudo funcione de acordo com os seus pergaminhos tecnológicos.

Um dos sinais que mais indica que o alternador não está a funcionar correctamente é uma bateria que não permanece carregada. Se bateria se carregar através de uma fonte externa mas não o fizer com o alternador, então o mais provável é que o alternador não esteja em condições.

Hoje a opção recai muitas vezes na aplicação de alternadores reconstruídos. Entrega-se o danificado e adquiri-se por um preço comparativamente mais baixo um reconstruído com a mesma qualidade do novo. O núcleo dos alternadores reconstruídos é verificado e refeito de forma a assumir novamente o papel para que foi concebido.

A substituição do alternador é uma operação relativamente simples. Basta acompanhar as instruções que geralmente se fazem acompanhar, possuir uma chave de impacto e pôr mãos à obra. Mas antes de tomar a decisão de trocar o alternador é preciso ter a certeza que o problema reside mesmo nele.

Verifique que não existem fusíveis fundidos que podem ser a causa do seu não funcionamento. Depois verifique que a bateria está a funcionar correctamente, isto é, se possuir mais de 5 anos o mais provável é que a bateria já atingiu o limite da sua potencialidade e o melhor é substituir por uma nova.

Verificaque também que os fios que ligam a bateria, assim como os bornos estão em condições. O alternador é accionado por uma correia ligada ao veio da cambota. Por isso verifique a correia para se certificar que não esteja demasiado frouxa ou apertada, fazendo com que ele não funcione adequadamente. Veja igualmente se os fios que ligam o alternador à bateria estão correctamente instalados e em condições.


PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagens : 1466
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 40
Localização : SOBREDA
Grupo TT : Nos Maus Caminhos

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Oficina :: Mecânica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos