Filtro de Gasóleo – Vasta Integração de Funções
Filtro de Gasóleo – Vasta Integração de Funções
A sua função é proteger a bomba de injecção Diesel, através da eliminação de impurezas e da água.
O filtro de gasóleo é cada vez mais objecto de uma vasta integração de funções:
- Filtragem;
- Reaquecimento por forma a evitar a cristalizacão da parafina;
- Separação da água (a presença de água prejudica a propriedade lubrificadora do gasóleo e, consequentemente, da bomba de injecção). No caso de imobilização do veículo, é possível verificar-se o aparecimento de um fenómeno de oxidação a nível da bomba de injecção;
- Desgasificacão;
- Injecção.
O gasóleo é uma mistura de diversos componentes que contém impurezas, que tem de ser filtrada para não causar a deterioração do motor. O filtro tem a função de eliminar as impurezas em suspensão no carburante. Por outro lado, num veículo a Diesel, a bomba de injecção e os injectores são sensíveis à presença de água e de partículas de sujidade.
Sempre que o filtro é colmatado, verifica-se a combustão incompleta do gasóleo, o que se traduz pela emissão de gases nocivos ao meio ambiente. Um filtro colmatado pode provocar "buracos" na alimentação, o que pode levar a um corte completo da chegada do carburante e a paragem do motor.
Filtros de gasóleo para uma linha de injecção com rampa comum (Common Rail), além das funções tradicionais (separação da água, anti-retorno, etc.), bem como o reaquecimento (consoante os modelos), asseguram também a regulação da pressão graças a uma válvula integrada.
A mudança do filtro de gasóleo assegura uma economia do carburante; um desempenho ideal do motor; um motor menos poluente. É por isso importante respeitar as indicações dos construtores que, geralmente, aconselham uma substituição todos os 20.000 quilómetros.
O filtro de gasóleo é cada vez mais objecto de uma vasta integração de funções:
- Filtragem;
- Reaquecimento por forma a evitar a cristalizacão da parafina;
- Separação da água (a presença de água prejudica a propriedade lubrificadora do gasóleo e, consequentemente, da bomba de injecção). No caso de imobilização do veículo, é possível verificar-se o aparecimento de um fenómeno de oxidação a nível da bomba de injecção;
- Desgasificacão;
- Injecção.
O gasóleo é uma mistura de diversos componentes que contém impurezas, que tem de ser filtrada para não causar a deterioração do motor. O filtro tem a função de eliminar as impurezas em suspensão no carburante. Por outro lado, num veículo a Diesel, a bomba de injecção e os injectores são sensíveis à presença de água e de partículas de sujidade.
Sempre que o filtro é colmatado, verifica-se a combustão incompleta do gasóleo, o que se traduz pela emissão de gases nocivos ao meio ambiente. Um filtro colmatado pode provocar "buracos" na alimentação, o que pode levar a um corte completo da chegada do carburante e a paragem do motor.
Filtros de gasóleo para uma linha de injecção com rampa comum (Common Rail), além das funções tradicionais (separação da água, anti-retorno, etc.), bem como o reaquecimento (consoante os modelos), asseguram também a regulação da pressão graças a uma válvula integrada.
A mudança do filtro de gasóleo assegura uma economia do carburante; um desempenho ideal do motor; um motor menos poluente. É por isso importante respeitar as indicações dos construtores que, geralmente, aconselham uma substituição todos os 20.000 quilómetros.
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