Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Técnicas de Condução

Ir para baixo

Técnicas de Condução Empty Técnicas de Condução

Mensagem  smonteiro Seg Nov 01, 2010 10:01 pm

" Algumas dicas do que devem fazer em terrenos complicados.

Nunca se devem meter em zonas complicadas sozinhos, é muito provável que necessitem de ajuda.
Um dos aspectos mais importantes é conhecer as capacidades do carro, não invente, não queira que o carro faça o que não consegue.

LAMA / BARRO

Técnicas de Condução 1

É um dos terrenos mais complicados e de maior quantidade de acessórios necessários para poder enfrentar o mesmo
Recomendável:
Reduzir a potência do veículo, mantendo uma velocidade constante.
Acelerações repentinas e uma velocidade muito rápida provocam um deslizamento do carro, depois andam ali a dançar, eh fixe quando eh pouca lama e dá para brincar um pouco.
Reduzir a pressão dos pneus ajuda na limpeza, devido ao pneu ficar mais maleável e fazer uma maior flutuação.
Quando no caminho existem marcas de outros veículos, é conveniente circular pelas mesmas (ajudam a guiar as rodas), mas se as marcas forem muito profundas, é recomendável circular pela margem das marcas, lentamente e evitando deslocamentos laterais.
Não é conveniente um uso compulsivo do travão e da embraiagem, a resposta do carro pode ser inesperada.
Quando possível, tente limpar os pneus para voltar a garantir aderência.
Em descidas acentuadas, nunca trave ou carregue na embraiagem, o deslize é fatal, se sentir ficar sem aderência ou controlo do carro o melhor eh acelerar para que volte a sentir tracção e aderência, quando voltar a sentir controlo do carro, reduza novamente a velocidade.
Caso fique mesmo atolado, só há uma solução, pedir ajuda….eheheheheheh


PEDRAS / ROCHA

Técnicas de Condução 2

É recomendável usar pneus com um perfil mais alto para que o carro esteja o mais alto possível do chão, para evitar danificar os diferenciais ou as transmissões.
Convém subir a pressão dos pneus acima do normal para evitar as barrigas do pneu e um possível corte nas pedras.
Utilizar o acelerador suavemente, isso evita deslizes dos pneus e que patinem.
Passar por cima das pedras com as rodas e não com elas pelo meio do carro, um pequeno deslize no calculo da altura da pedra pode provocar danos.
Nas subidas com gravilha, engrene a mudança certa para que não tenha de trocar de mudança a meio da subida, se isso acontecer irá perder velocidade e ao arrancar novamente irá patinar, nesse caso o melhor eh descer e voltar a subir, suba em primeira ou segunda conforme o tipo de inclinação.
Nas descidas, dependendo da sua acentuação, engrene a primeira e deixe o carro descer sem usar o travão ou carregar na embraiagem, deixe o motor fazer o trabalho por si.

AREIA

Técnicas de Condução 3

É recomendável:
Manter uma velocidade constante e ligeiramente rápida, tendo em atenção os buracos que normalmente existem.
Evitar o menos possível pisar o travão, quando fizer uma paragem faça-a suavemente para evitar a criação de um monte de areia ah frente das rodas, que depois lhe podem dificultar o arranque.
No caso de perder a aderência, deixar de acelerar; para evitar enterrar as rodas, quanto mais acelera mais se enterra, se ficar enterrado acelere suavemente e vá sentindo o carro a ganhar tracção, aqui tem de ter um pouco de sensibilidade e calma, nada de impaciências, faça uma pequena marcha atrás e volte a arrancar.
Com a tracção ligada em baixas, não arranque em primeira, faz muita força e começa a cavar, ponha uma mudança mais alta e arranque suavemente.
Baixar a pressão dos pneus é a primeira medida a tomar, os pneus ganham aderência, o uso de pneus largos ajuda, não use pneus com um rasto muito profundo, tipo “mud terrain”, esse tipo de pneus são muito bons para a lama (fácil limpeza) e pedras (devido ah robustez), mas para a areia não, especialmente nas dunas do deserto (tenho experiência disso) não são aconselháveis, esse tipo de pneus devido ao seu rasto muito espaçado e profundo funciona tipo tractor e cava muito, dificultando a progressão do carro. "
smonteiro
smonteiro
Administrador

Mensagens : 1045
Data de inscrição : 28/10/2010
Idade : 41
Localização : Sines
Grupo TT : Nos Maus Caminhos

http://www.spmengenharia.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos