Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque

3 participantes

Ir para baixo

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque Empty 2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque

Mensagem  ftomas Sex Nov 05, 2010 2:46 pm

Uma tentativa para perceber o funcionamento da coisa.

Verdades (se não forem alguém que diga para alterar):
- O 2.8 têm uma bomba injectora mecânica Bosch / Zexel tipo VE, há na bomba um actuador (por vácuo) que puxa o acelerador da bomba.
- Ralenti a quente entre as 700~800 RPM (haynes)
- há um sistema QOS (descrito no haynes pag 5C 3) que controla o aquecimento do gasoleo no filtro e o tempo de aquecimento da velas. Esse módulo fica ao lado do pedal da embraiagem.
- O ralenti a frio diminui enormemente (como na maioria dos diesel)

No haynes fala ( pag 4B 4 ponto 27) num cold star solenoid na bomba. Ora solenoides na nossa bomba só estou a ver 2. Um corta o gasóleo e o outro está mais acima na junção da entrada do tubo de retorno dos injectores com a saída do retorno para o depósito. Li em algum sitio que esse solenoide a frio fecharia a saída de retorno (ou diminuiria) criando pressão na bomba e assim a faria avançar (não tenho a mínima certeza nisto). Num manual que tenho das bosh VE nunca aparece tal solenoide, nem mesmo como módulo opcional!!
Aparecem sim 2 tipos de KSB (cold start acelarator) um directo à zona de timming e outro idêntico ao que nós temos.
Porque raio a opel usa aquele solenoide e o actuador existente?

esta coisa toda porque:
o meu 2.8 apesar de eu o ter afinado para perto das 750rpm (a olho) a frio desce imenso.
Noto que o voltimetro não sobe logo a seguir a eu por o carro a trabalhar
Tenho notado que ele sobe após uma aceleradelas e ultimamente tenho notado que oiço um click (relé?) antes de o ponteiro subir
Relativamente ao actuador na bomba, ele apenas trabalha quando ligo o AC

Ora aqui está um esquema eléctrico do haynes (percebo pouquíssimo de electricidade):

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque 2_8_electri

Assinalei o relé chamado engine revolution... um fio de sinal para o alternador e uma cold start accelaration valve, aparentemente está tudo dependente do relé...

Questões:
Onde fica o tal relé?
Será que só após o relé actuar é que o alternador começa a mandar corrente para o sistema / bateria?
Será que é esse mesmo relé que faria actuar o tal cold start acelarator?
Onde são medidas as rpms no 2.8? na bomba? motor? onde exactamente?
As velas de aquecimento apagam ao mesmo tempo do que a luz no quadrante? é que no haynes dá a ideia que mesmo com o motor a trabalhar elas podem estar a funcionar?


ftomas
ftomas
Auto Estrada

Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/11/2010
Localização : Lousã / Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque Empty Re: 2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque

Mensagem  PeaceMaker Sex Nov 05, 2010 4:23 pm

o meu está exactamente igual ao teu,

meto a trabalhar e o ponteiro do voltímetro está baixo , se acelerar sobe , se não acelerar passado um pouquito ouve-se um relé e ele sobe para os valores normais...

só faz isto ao pegar a frio...

PeaceMaker
Moderador

Mensagens : 529
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque Empty Re: 2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque

Mensagem  ftomas Sex Nov 05, 2010 4:34 pm

PeaceMaker escreveu:o meu está exactamente igual ao teu,

meto a trabalhar e o ponteiro do voltímetro está baixo , se acelerar sobe , se não acelerar passado um pouquito ouve-se um relé e ele sobe para os valores normais...

só faz isto ao pegar a frio...
Exacto, será comportamento normal?
O teu na bomba tem o tal actuador (lateral da bomba do lado do guarda-lamas)? o teu não tem AC?

outra coisa engraçada é o voltímetro:
fazendo fé no manual do carro, o primeiro traço é 8v e o último 16V (é o que lá diz), por uuma questão de escala o do meio será os 12v o abaixo 10v e o acima 14v.
No meu a frio quando ligo a ignição (sem por a trabalhar) o ponteiro fica abaixo dos 12v e se medir na bateria tenho 12,4 ou mais----
ftomas
ftomas
Auto Estrada

Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/11/2010
Localização : Lousã / Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque Empty Re: 2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque

Mensagem  PeaceMaker Sex Nov 05, 2010 4:45 pm

o meu não tem AC não..

não faço ideia quanto aos actuadores...

não sei se será o comportamento normal ou não , mas o voltímetro não mede na bateria , mede no circuito , portanto podem estar a chegar à bateria 12,4v mas depois "consumirem-se" os 0,4v e chegarem apenas 12 ao medidor...

o meu jipe de manha , ligo a chave e o voltimetro sobe para 10v , às vezes até menos...

mas se andar com ele 1h e depois desligar e voltar a ligar , ele já sobe para os 12...

penso que não me descarrega a bateria , por isso é que nunca me preocupei...

PeaceMaker
Moderador

Mensagens : 529
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque Empty Re: 2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque

Mensagem  Xonix72 Sáb Nov 06, 2010 11:01 pm

O meu qd o comprei tb fazia isso e o actuador ñ actuava, dp de toda reparação q levou ficou td a funcionar correctamente, inclusivé o pré aquecimento de diesel qd se liga o botão... assim q motor pega fica nas 1100rpm´s +- fica tipo uma Ford Transit a trabalhar Laughing até aquecer um pouco 3 a 5 min a andar e voltava ao relantim normal, por 2 vezes ag após o verão... naquelas madrugadas frias qd vo bulir td tava ok, derrepente td isso deixou de funcionar Rolling Eyes espero q seja uma espécie de pan... e volte a ficar ok Rolling Eyes
Xonix72
Xonix72
Corta-Fogo

Mensagens : 803
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 52
Localização : Loures/Lisboa
Grupo TT : sarcástico

Ir para o topo Ir para baixo

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque Empty Re: 2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque

Mensagem  ftomas Sáb Nov 06, 2010 11:08 pm

Xonix72 escreveu:O meu qd o comprei tb fazia isso e o actuador ñ actuava, dp de toda reparação q levou ficou td a funcionar correctamente, inclusivé o pré aquecimento de diesel qd se liga o botão... assim q motor pega fica nas 1100rpm´s +- fica tipo uma Ford Transit a trabalhar Laughing até aquecer um pouco 3 a 5 min a andar e voltava ao relantim normal, por 2 vezes ag após o verão... naquelas madrugadas frias qd vo bulir td tava ok, derrepente td isso deixou de funcionar Rolling Eyes espero q seja uma espécie de pan... e volte a ficar ok Rolling Eyes

o botão que falas é do do QWS ao lado dos faróis de nevoeiro?
Mas o actuador só trabalhava quando carregavas no botão? ou mesmo com o botão desligado ele acelera o carro quando está frio?
ftomas
ftomas
Auto Estrada

Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/11/2010
Localização : Lousã / Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque Empty Re: 2.8 - Sistemas electrico, de carregamento e arranque

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos