Explicação de como funciona o Viscoso
Explicação de como funciona o Viscoso
O que é Visco?Visco é um sistema inovador (patenteado pela Behr) para o arrefecimento dos radiadores e conseqüentemente dos motores dos veículos. Cujo princípio de funcionamento se difere dos eletro-ventiladores, devido ao aproveitamento da energia gerada pelo motor e transmitida para a embreagem viscosa, através do eixo virabrequim ou por transmissão por correias.
Princípio de funcionamento.O Visco é instalado na parte de trás do radiador. Sua maior eficiência se deve ao fato do Visco estar aproveitando a energia do eixo fazendo com que a rotação seja transferida para a embreagem viscosa do sistema. Já o funcionamento do Visco visa baixar gradativamente a temperatura do sistema.
Adaptado à embreagem viscosa temos uma hélice, que será a maior contribuinte para o aumento do deslocamento do fluxo de ar.
Após a troca térmica entre o ar externo e o radiador, o ar se desloca para o Visco, esse ar quente incide no bimetal fazendo com ocorra no mesmo uma deflexão. Essa deflexão fará com que o pino de controle que está ligado à mola que controla a válvula, alivie a pressão sob a válvula que está vedando a passagem de óleo, permitindo que o óleo saia do reservatório e migre para a câmara de trabalho onde está o disco primário.
À medida que a temperatura do ar que vem do radiador se eleva ocorre gradativamente o movimento de abertura da válvula, fazendo com que seja admitido mais e mais óleo, até que este ocupe por completo todas as trilhas do disco primário, resultando no acoplamento do Sistema Viscoso. Chamamos esta operação de Acoplamento do Sistema, pois devido à alta viscosidade do óleo, o mesmo passa a desempenhar a função de um conjunto unitário. O Visco aumentará o fluxo de ar do radiador, proporcionando um maior arrefecimento, fazendo com que o motor trabalhe em uma faixa de temperatura segura
Princípio de funcionamento.O Visco é instalado na parte de trás do radiador. Sua maior eficiência se deve ao fato do Visco estar aproveitando a energia do eixo fazendo com que a rotação seja transferida para a embreagem viscosa do sistema. Já o funcionamento do Visco visa baixar gradativamente a temperatura do sistema.
Adaptado à embreagem viscosa temos uma hélice, que será a maior contribuinte para o aumento do deslocamento do fluxo de ar.
Após a troca térmica entre o ar externo e o radiador, o ar se desloca para o Visco, esse ar quente incide no bimetal fazendo com ocorra no mesmo uma deflexão. Essa deflexão fará com que o pino de controle que está ligado à mola que controla a válvula, alivie a pressão sob a válvula que está vedando a passagem de óleo, permitindo que o óleo saia do reservatório e migre para a câmara de trabalho onde está o disco primário.
À medida que a temperatura do ar que vem do radiador se eleva ocorre gradativamente o movimento de abertura da válvula, fazendo com que seja admitido mais e mais óleo, até que este ocupe por completo todas as trilhas do disco primário, resultando no acoplamento do Sistema Viscoso. Chamamos esta operação de Acoplamento do Sistema, pois devido à alta viscosidade do óleo, o mesmo passa a desempenhar a função de um conjunto unitário. O Visco aumentará o fluxo de ar do radiador, proporcionando um maior arrefecimento, fazendo com que o motor trabalhe em uma faixa de temperatura segura
PINTO88- Administrador
- Mensagens : 1466
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 41
Localização : SOBREDA
Grupo TT : Nos Maus Caminhos
Tópicos semelhantes
» Explicação de como funciona o Medidor de Massa Ar
» Explicação de como funciona a EGR e as razões para se eliminar
» O Que é a Embraiagem (Explicação)
» Explicação do funcionamento do diferencial (EXCELENTE)
» ABS – Como Funciona e Como Usar
» Explicação de como funciona a EGR e as razões para se eliminar
» O Que é a Embraiagem (Explicação)
» Explicação do funcionamento do diferencial (EXCELENTE)
» ABS – Como Funciona e Como Usar
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos