Explicação de como funciona a EGR e as razões para se eliminar
2 participantes
Explicação de como funciona a EGR e as razões para se eliminar
A EGR (Exhaust Gas Recirculation), é um sistema que faz com que parte dos gases de escape, produzidos pela queima no motor, seja novamente introduzidos na admissão. Este sistema foi desenvolvido pelos construtores de modo a que os veículos pudessem cumprir as rigorosas normas antipoluição actualmente em vigor. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de NOx. Ao reintroduzir gases de escape (pobres em oxigénio) no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros. A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente. O funcionamento da EGR, ou seja, a quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado. Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações. A EGR pode ser fechada fisicamente, através da interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou electronicamente em certos automóveis. A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, forçado, é a ausência de erros acumulados na centralina, e, como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados. De acrescentar que, pela ausência de “remendos”, o motor não perderá a garantia do fabricante. Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão
PINTO88- Administrador
- Mensagens : 1466
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 41
Localização : SOBREDA
Grupo TT : Nos Maus Caminhos
electrao- Itinerário Principal
- Mensagens : 53
Data de inscrição : 02/11/2010
Idade : 50
Localização : Beja - Salvada
Re: Explicação de como funciona a EGR e as razões para se eliminar
Esse texto que coloquei por acaso é teu (electrão)
PINTO88- Administrador
- Mensagens : 1466
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 41
Localização : SOBREDA
Grupo TT : Nos Maus Caminhos
Tópicos semelhantes
» Explicação de como funciona o Viscoso
» Explicação de como funciona o Medidor de Massa Ar
» O Que é a Embraiagem (Explicação)
» Explicação do funcionamento do diferencial (EXCELENTE)
» ABS – Como Funciona e Como Usar
» Explicação de como funciona o Medidor de Massa Ar
» O Que é a Embraiagem (Explicação)
» Explicação do funcionamento do diferencial (EXCELENTE)
» ABS – Como Funciona e Como Usar
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos