Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5

5 participantes

:: Oficina :: Mecânica

Ir para baixo

Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5 Empty Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5

Mensagem  gdacosta Qua Dez 01, 2010 10:32 pm

Boas,

Tenho um problema com o Frontera e precisava de uma ajuda.
Já há uns tempos que tinha um problema na bomba injectora, o jipe custava a pegar e cheirava bastante a gasóleo. Finalmente foi a reparar, a bomba deitava gasóleo por todo o lado, aproveitou-se e levou injectores, polies e tensor da correia que também já estavam nas últimas.

Acontece que depois disto o Frontera continua a custar um bocado a pegar, está muito melhor que antes não tem comparação, mas parece que não tem força, anda ali um bocado a rodar o motor de arranque e finalmente lá pega.
Já foram vistas as velas e até se experimentou com outra bateria, mas não resolveu nada.
O mecânico acha que pode ser um problema com o imobilizador.

Ligou-se à ficha de diagnóstico a seguinte indicação:

Código Avaria: P1572
Localização da avaria: Módulo de controlo do motor/módulo de controlo do imobilizador — não há sinal do imobilizador.
Causa provável: Programação do módulo de controlo do imobilizador.

Alguém sabe do que se trata e como pode ser resolvido o problema?

Desde já agradeço a quem me puder dar uma ajuda...
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5 Empty Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5

Mensagem  PINTO88 Qua Dez 01, 2010 10:36 pm

Apagaram o erro? e depois voltou imediatamente?

Pah isso para mim cheira-me a motor de arranque
PINTO88
PINTO88
Administrador

Grupo TT : Nos Maus Caminhos

Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5 Empty Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5

Mensagem  gdacosta Qua Dez 01, 2010 10:57 pm

PINTO88 escreveu:Apagaram o erro? e depois voltou imediatamente?

Pah isso para mim cheira-me a motor de arranque

O mecânico diz que não conseguem apagar o erro, está sempre lá.
Disseram-me para tentar experimentar com outra chave, só no sábado é que vou tentar, mas não sei se vai resolver alguma coisa.

Com este código de erro consegue-se saber alguma informação mais específica, ou é só aquela que lá aparece registada?
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  PINTO88 Qua Dez 01, 2010 11:24 pm

se fosse o imobilizador n deverias conseguir meter o jipe a bulir...

tens a luz do motor acessa?
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  PINTO88 Qua Dez 01, 2010 11:30 pm

à uns meses largos comprei o TIS, e nunca o tinha utilizado, nem o sei utilizar, mas derivado à tua dúvida perdi aqui um par de horas e encontrei isto no TIS refernte ao teu erro p1572

Função de imobilização activada na unidade de comando do motor
unidade de comando do motor reactivada (condição de funcionamento)
Após o pedido, a unidade de comando do motor assumiu o estado de falta de "sinal do sistema de imobilização" proveniente da unidade de controlo do sistema de imobilização
Efeito:

A lâmpada avisadora do motor está activada (a piscar)
Cerca de 0,5 s após a ligação da ignição, a função de injecção fica bloqueada e a bomba de alimentação é desligada.
Terminais envolvidos:
43
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  PINTO88 Qua Dez 01, 2010 11:36 pm

Encontrei mais isto no TIS:

Descrição da Ordem de Trabalho

Ignição ligada
Motor desligado
Todos os consumidores desligados

Nota:

Se a função de imobilização não estiver programada na unidade de comando do motor, o aparelho de diagnóstico apresenta a mensagem INACTIVO.

Ou seja, no teu caso ele aparece lá que n há sinal do imobilizador, pelo que percebi aqui da nota quer dizer que n tá programado...
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  PINTO88 Qua Dez 01, 2010 11:40 pm

Já agora, aqui fica como eles dizem que deve ser visto o imobilizador:

Ligar o aparelho de diagnóstico, seleccionar o sistema electrónico relevante, estabelecer a comunicação e verificar se a unidade de controlo se encontra instalada.
Sistema de imobilização
Consultar Sistema de Imobilização Quadro B -03 Ligar aparelho de diagnóstico e estabelecer a comunicação
Após a reparação/teste efectuada com êxito, avançar para o passo de teste seguinte
Nota:

A nota acima "Consultar..." refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:

Sistema de imobilização

Frontera após modelo do ano '97

Ler e registar os códigos de diagnóstico de anomalias, incluindo o seu estado.
Após a reparação/teste efectuada com êxito, avançar para o passo de teste seguinte
Nota:

O resultado "SIM" refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:

Sistema de imobilização

Parâmetro da lista de dados do aparelho de diagnóstico
Consultar Sistema de Imobilização Quadro B -02 LISTA DE DADOST13 Pulso da velocidade do veículo
Nota:

A nota acima "Consultar..." refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:

Sistema de imobilização

PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  PINTO88 Qua Dez 01, 2010 11:58 pm

ufa já tenho as pestanas queimadas... já descobri como o teu mecanico pode programar o imobilizador...

deves-me uma mini...

Descrição da Ordem de Trabalho

Carregar na tecla correspondente do menu principal do sistema para chamar as funções de Programação, seleccionar o teste pretendido e confirmar com ENTER. Seguir as instruções do visor do aparelho de diagnóstico.
Ignição desligada
Tempo de espera: 12 s mínimo
Nota:

Antes de a ignição ser ligada, deve passar um período de espera de, pelo menos, 12 s, desde a última ignição desligada, caso contrário a unidade de comando do motor não envia um novo pedido de sinal de imobilização à unidade de controlo respectiva (tempo de desligação da unidade de controlo)

Ignição ligada
Se o visor apresentar a seguinte mensagem durante o teste, a programação foi bem efectuada.

Imobilizador
Bem programado !

Nota:

Imobilizador
Bem programado !

Se a mensagem seguinte aparecer durante o teste, foi já programado um sinal de imobilização:

Imobilizador
Já programado. Deseja reprogramar?

Se a indicação seguinte aparecer durante o teste, a unidade de controlo do sistema de imobilização não está programada.

Para programar a unidade de comando do motor, a unidade de controlo do sistema de imobilização deve ser programada em primeiro lugar.

Verificar ECU do Sistema de Imobilização !

Se a mensagem seguinte aparecer no final do teste, ocorreu uma anomalia durante a programação. Proceder do modo seguinte (e na ordem indicada): verificar se existe uma unidade de controlo instalada no veículo; verificar as cablagens entre as duas unidades de controlo.

Imobilizador
Não foi recebido nenhum sinal!
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  gdacosta Qui Dez 02, 2010 12:34 am

Epah! Ganda pinta!... Quer dizer Grande Pinto! Very Happy

Se isto ficar resolvido podes contar é com uma grade de minis!
Vou falar com o mecânico e levar esta informação.

Muito obrigado pela ajuda!

Encontramo-nos no Sábado! Wink
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  LordCarvalho Qui Dez 02, 2010 2:05 am

Off-topic: a malta sabe mesmo ajudar, e ajudam msm com vontade! Até ao ultimo promenor, é bom ver isso aqui.

Obrigado malta cheers
LordCarvalho
LordCarvalho
Corta-Fogo

http://www.motherfoca.net

Mensagem  PINTO88 Qui Dez 02, 2010 10:38 am

Agora é que vi a tua resposta à minha pergunta...

O teu mecanico disse para experimentares outra chave???? de outro jipe??? ou a suplente???

Espero que seja a suplente, pq a chave dos 2.5 é codificada...
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  smonteiro Qui Dez 02, 2010 11:00 am

Não percebo para quê tanto sistema de segurança. Mas alguém quer esses charutos? Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
smonteiro
smonteiro
Administrador

http://www.spmengenharia.com

Mensagem  gdacosta Qui Dez 02, 2010 1:58 pm

PINTO88 escreveu:Agora é que vi a tua resposta à minha pergunta...

O teu mecanico disse para experimentares outra chave???? de outro jipe??? ou a suplente???

Espero que seja a suplente, pq a chave dos 2.5 é codificada...

Sim, era mesmo a suplente, ele estava a pôr a hipotese de ser problema no codificador da chave que está a uso.
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  PINTO88 Qui Dez 02, 2010 2:05 pm

O que acho estranho é se o imobilizador está a dar erro pq continua o jipe a funcionar?
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  gdacosta Qui Dez 02, 2010 2:15 pm

PINTO88 escreveu:O que acho estranho é se o imobilizador está a dar erro pq continua o jipe a funcionar?

Ora aí está também a minha dúvida!! Shocked

Espero é que de um momento para o outro ele não resolva deixar de pegar de vez!
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  PINTO88 Qui Dez 02, 2010 2:23 pm

"A lâmpada avisadora do motor está activada (a piscar)
Cerca de 0,5 s após a ligação da ignição, a função de injecção fica bloqueada e a bomba de alimentação é desligada. "

Se a alimentação é desligada como funciona o jipe?

Tens a luz do motor a piscar?

O que chamas de custar a pegar?

Quando metes a chave na ignição antes de rodares na totalidade, esperas que a luz do motor apague?
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  gdacosta Qui Dez 02, 2010 3:07 pm

PINTO88 escreveu:"A lâmpada avisadora do motor está activada (a piscar)
Cerca de 0,5 s após a ligação da ignição, a função de injecção fica bloqueada e a bomba de alimentação é desligada. "

Se a alimentação é desligada como funciona o jipe?

Tens a luz do motor a piscar?

O que chamas de custar a pegar?

Quando metes a chave na ignição antes de rodares na totalidade, esperas que a luz do motor apague?

Como disse, isso também me faz confusão! Pela descrição do erro P1572 o jipe nem devia funcionar!

Quando ligo a ignição espero até as luzes apagarem, só ficam acesas as do travão, óleo e bateria, que apagam depois de pegar (e destravar Smile ).

O que eu chamo custar a pegar é sentir o motor de arranque rodar umas 5, 6, 7 vezes até pegar (e já esteve pior, isto é agora com uma bateria nova). Ele dantes pegava logo.
Para juntar à festa, isto acontece mais em frio, quando se põe a trabalhar pela primeira vez de manhã. Durante o dia ele pega relativamente bem (talvez 2 ou 3 voltas no motor de arranque).
A ser do imobilizador a temperatura não tem qualquer influência, certo?

Ás vezes até me parece mais um problema de motor de arranque, mas o raio do erro P1572 está-me a fazer confusão! Shocked
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  PINTO88 Qui Dez 02, 2010 3:15 pm

Como te disse no inicio, a mim cheira-me que tens o motor de arranque nas coves, atenção que dependendo do seu estado tem ou não reparação...
Pq se meteste uma bateria nova, e agora ele custa menos a pegar, quer dizer que o motor de arranque é que já n tem a pujança que devia ter... (a ser isso, essa bateria nova vai dar o berro em 3 tempos)

Mas tens esse erro tb, penso que um n está associado ao outro, ou seja, teoricamente pelo que deu para perceber o erro diz que o imobilizador n está programado, ou seja sn está programado n deveria actuar certo? u seja podes meter lá uma chave sem codificação e ele trabalha à mesma, penso eu que isto seja o mais racional...

Ou seja tens dois problemas distintos, a falta do imobilizador, e o motor de arranque...

Mas o teu mecanico que programe o imobilizador, que tá visto que é uma coisa rápida de se fazer, e se continuar igual, já sabes que é o motor de arraque...
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  gdacosta Sex Dez 03, 2010 12:47 am

PINTO88 escreveu:Como te disse no inicio, a mim cheira-me que tens o motor de arranque nas coves, atenção que dependendo do seu estado tem ou não reparação...
Pq se meteste uma bateria nova, e agora ele custa menos a pegar, quer dizer que o motor de arranque é que já n tem a pujança que devia ter... (a ser isso, essa bateria nova vai dar o berro em 3 tempos)

Mas tens esse erro tb, penso que um n está associado ao outro, ou seja, teoricamente pelo que deu para perceber o erro diz que o imobilizador n está programado, ou seja sn está programado n deveria actuar certo? u seja podes meter lá uma chave sem codificação e ele trabalha à mesma, penso eu que isto seja o mais racional...

Ou seja tens dois problemas distintos, a falta do imobilizador, e o motor de arranque...

Mas o teu mecanico que programe o imobilizador, que tá visto que é uma coisa rápida de se fazer, e se continuar igual, já sabes que é o motor de arraque...

Talvez seja isso mesmo, dois problemas distintos.
Vou fazer como dizes, tratar do imobilizador e ver o resultado, depois se for caso disso vejo o motor de arranque.
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  PINTO88 Seg Dez 13, 2010 2:27 pm

Como está a situação?
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  Artur Murta Seg Dez 13, 2010 4:20 pm

Amigo, se ainda não resolveste faz um pequeno teste antes de pores a trabalhar:

Roda a chave e deixa apagar a luz da resistência 1x; quando apagar, volta a repetir o processo mais 2x (aquecer resistência 3x) e depois diz-me qualqur coisa Wink
Artur Murta
Artur Murta
Itinerário Complementar

Grupo TT : Sempre em cima

http://www.bragaaventtura.blogspot.com

Mensagem  gdacosta Seg Dez 13, 2010 10:18 pm

PINTO88 escreveu:Como está a situação?

Olá Pinto,

Não houveram mais desenvolvimentos.
O Frontera tem pegado bem, uns dias logo à primeira mal roda o motor de arranque, outros dias o motor de arranque roda umas 4 ou 5 vezes até pegar, curiosamente nos dias mais frios é quando pega melhor! Neutral
Não sei se já tinha dito, mas o Frontera não está comigo durante a semana, só aos fins de semana e não tenho tido muito tempo ultimamente. Quando for ver do erro da centralina queria estar lá com o mecânico para acompanhar a intervenção dele e levar as indicações que me deste, em princípio devo tirar uns dias na última semana do ano e aí vou ver se trato disso.
Obrigado por perguntares! Cool
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  PINTO88 Seg Dez 13, 2010 10:21 pm

então está tudo explicado... só lhe pegas ao fds ele tá amuado ctg pah!!!

Ok, depois actualiza a situação, estou curioso de ver resultados do erro
PINTO88
PINTO88
Administrador

Mensagem  gdacosta Seg Dez 13, 2010 11:01 pm

PINTO88 escreveu:então está tudo explicado... só lhe pegas ao fds ele tá amuado ctg pah!!!

Acho que não! Laughing A alternativa era desfazer-me dele, e acredita que me estava a custar bastante ter de tomar essa decisão.
Mas arranjou-se uma alternativa e o Frontera ainda está cá em casa, só que durante a semana está a 100km de distância, mas continuo a tê-lo para fazer o gosto ao dedo. Um dia destes explico-te melhor! Wink

PINTO88 escreveu:Ok, depois actualiza a situação, estou curioso de ver resultados do erro

Assim que tiver resultados digo-te!
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  gdacosta Seg Dez 13, 2010 11:07 pm

Artur Murta escreveu:Amigo, se ainda não resolveste faz um pequeno teste antes de pores a trabalhar:

Roda a chave e deixa apagar a luz da resistência 1x; quando apagar, volta a repetir o processo mais 2x (aquecer resistência 3x) e depois diz-me qualqur coisa Wink

Ok, posso fazer o teste, mas à partida parece-me que isto era mais se fosse um problema de velas... não!? (se saiu disparate não liguem, foi o que me veio à cabeça Laughing )
gdacosta
gdacosta
Itinerário Complementar

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo