Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
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Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Boas,
Tenho um problema com o Frontera e precisava de uma ajuda.
Já há uns tempos que tinha um problema na bomba injectora, o jipe custava a pegar e cheirava bastante a gasóleo. Finalmente foi a reparar, a bomba deitava gasóleo por todo o lado, aproveitou-se e levou injectores, polies e tensor da correia que também já estavam nas últimas.
Acontece que depois disto o Frontera continua a custar um bocado a pegar, está muito melhor que antes não tem comparação, mas parece que não tem força, anda ali um bocado a rodar o motor de arranque e finalmente lá pega.
Já foram vistas as velas e até se experimentou com outra bateria, mas não resolveu nada.
O mecânico acha que pode ser um problema com o imobilizador.
Ligou-se à ficha de diagnóstico a seguinte indicação:
Código Avaria: P1572
Localização da avaria: Módulo de controlo do motor/módulo de controlo do imobilizador — não há sinal do imobilizador.
Causa provável: Programação do módulo de controlo do imobilizador.
Alguém sabe do que se trata e como pode ser resolvido o problema?
Desde já agradeço a quem me puder dar uma ajuda...
Tenho um problema com o Frontera e precisava de uma ajuda.
Já há uns tempos que tinha um problema na bomba injectora, o jipe custava a pegar e cheirava bastante a gasóleo. Finalmente foi a reparar, a bomba deitava gasóleo por todo o lado, aproveitou-se e levou injectores, polies e tensor da correia que também já estavam nas últimas.
Acontece que depois disto o Frontera continua a custar um bocado a pegar, está muito melhor que antes não tem comparação, mas parece que não tem força, anda ali um bocado a rodar o motor de arranque e finalmente lá pega.
Já foram vistas as velas e até se experimentou com outra bateria, mas não resolveu nada.
O mecânico acha que pode ser um problema com o imobilizador.
Ligou-se à ficha de diagnóstico a seguinte indicação:
Código Avaria: P1572
Localização da avaria: Módulo de controlo do motor/módulo de controlo do imobilizador — não há sinal do imobilizador.
Causa provável: Programação do módulo de controlo do imobilizador.
Alguém sabe do que se trata e como pode ser resolvido o problema?
Desde já agradeço a quem me puder dar uma ajuda...
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Apagaram o erro? e depois voltou imediatamente?
Pah isso para mim cheira-me a motor de arranque
Pah isso para mim cheira-me a motor de arranque
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
PINTO88 escreveu:Apagaram o erro? e depois voltou imediatamente?
Pah isso para mim cheira-me a motor de arranque
O mecânico diz que não conseguem apagar o erro, está sempre lá.
Disseram-me para tentar experimentar com outra chave, só no sábado é que vou tentar, mas não sei se vai resolver alguma coisa.
Com este código de erro consegue-se saber alguma informação mais específica, ou é só aquela que lá aparece registada?
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
se fosse o imobilizador n deverias conseguir meter o jipe a bulir...
tens a luz do motor acessa?
tens a luz do motor acessa?
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
à uns meses largos comprei o TIS, e nunca o tinha utilizado, nem o sei utilizar, mas derivado à tua dúvida perdi aqui um par de horas e encontrei isto no TIS refernte ao teu erro p1572
Função de imobilização activada na unidade de comando do motor
unidade de comando do motor reactivada (condição de funcionamento)
Após o pedido, a unidade de comando do motor assumiu o estado de falta de "sinal do sistema de imobilização" proveniente da unidade de controlo do sistema de imobilização
Efeito:
A lâmpada avisadora do motor está activada (a piscar)
Cerca de 0,5 s após a ligação da ignição, a função de injecção fica bloqueada e a bomba de alimentação é desligada.
Terminais envolvidos:
43
Função de imobilização activada na unidade de comando do motor
unidade de comando do motor reactivada (condição de funcionamento)
Após o pedido, a unidade de comando do motor assumiu o estado de falta de "sinal do sistema de imobilização" proveniente da unidade de controlo do sistema de imobilização
Efeito:
A lâmpada avisadora do motor está activada (a piscar)
Cerca de 0,5 s após a ligação da ignição, a função de injecção fica bloqueada e a bomba de alimentação é desligada.
Terminais envolvidos:
43
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Encontrei mais isto no TIS:
Descrição da Ordem de Trabalho
Ignição ligada
Motor desligado
Todos os consumidores desligados
Nota:
Se a função de imobilização não estiver programada na unidade de comando do motor, o aparelho de diagnóstico apresenta a mensagem INACTIVO.
Ou seja, no teu caso ele aparece lá que n há sinal do imobilizador, pelo que percebi aqui da nota quer dizer que n tá programado...
Descrição da Ordem de Trabalho
Ignição ligada
Motor desligado
Todos os consumidores desligados
Nota:
Se a função de imobilização não estiver programada na unidade de comando do motor, o aparelho de diagnóstico apresenta a mensagem INACTIVO.
Ou seja, no teu caso ele aparece lá que n há sinal do imobilizador, pelo que percebi aqui da nota quer dizer que n tá programado...
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Já agora, aqui fica como eles dizem que deve ser visto o imobilizador:
Ligar o aparelho de diagnóstico, seleccionar o sistema electrónico relevante, estabelecer a comunicação e verificar se a unidade de controlo se encontra instalada.
Sistema de imobilização
Consultar Sistema de Imobilização Quadro B -03 Ligar aparelho de diagnóstico e estabelecer a comunicação
Após a reparação/teste efectuada com êxito, avançar para o passo de teste seguinte
Nota:
A nota acima "Consultar..." refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:
Sistema de imobilização
Frontera após modelo do ano '97
Ler e registar os códigos de diagnóstico de anomalias, incluindo o seu estado.
Após a reparação/teste efectuada com êxito, avançar para o passo de teste seguinte
Nota:
O resultado "SIM" refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:
Sistema de imobilização
Frontera após modelo do ano '97
Parâmetro da lista de dados do aparelho de diagnóstico
Consultar Sistema de Imobilização Quadro B -02 LISTA DE DADOST13 Pulso da velocidade do veículo
Nota:
A nota acima "Consultar..." refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:
Sistema de imobilização
Frontera após modelo do ano '97
Ligar o aparelho de diagnóstico, seleccionar o sistema electrónico relevante, estabelecer a comunicação e verificar se a unidade de controlo se encontra instalada.
Sistema de imobilização
Consultar Sistema de Imobilização Quadro B -03 Ligar aparelho de diagnóstico e estabelecer a comunicação
Após a reparação/teste efectuada com êxito, avançar para o passo de teste seguinte
Nota:
A nota acima "Consultar..." refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:
Sistema de imobilização
Frontera após modelo do ano '97
Ler e registar os códigos de diagnóstico de anomalias, incluindo o seu estado.
Após a reparação/teste efectuada com êxito, avançar para o passo de teste seguinte
Nota:
O resultado "SIM" refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:
Sistema de imobilização
Frontera após modelo do ano '97
Parâmetro da lista de dados do aparelho de diagnóstico
Consultar Sistema de Imobilização Quadro B -02 LISTA DE DADOST13 Pulso da velocidade do veículo
Nota:
A nota acima "Consultar..." refere-se a uma tabela publicada no seguinte procedimento de verificação:
Sistema de imobilização
Frontera após modelo do ano '97
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
ufa já tenho as pestanas queimadas... já descobri como o teu mecanico pode programar o imobilizador...
deves-me uma mini...
Descrição da Ordem de Trabalho
Carregar na tecla correspondente do menu principal do sistema para chamar as funções de Programação, seleccionar o teste pretendido e confirmar com ENTER. Seguir as instruções do visor do aparelho de diagnóstico.
Ignição desligada
Tempo de espera: 12 s mínimo
Nota:
Antes de a ignição ser ligada, deve passar um período de espera de, pelo menos, 12 s, desde a última ignição desligada, caso contrário a unidade de comando do motor não envia um novo pedido de sinal de imobilização à unidade de controlo respectiva (tempo de desligação da unidade de controlo)
Ignição ligada
Se o visor apresentar a seguinte mensagem durante o teste, a programação foi bem efectuada.
Imobilizador
Bem programado !
Nota:
Imobilizador
Bem programado !
Se a mensagem seguinte aparecer durante o teste, foi já programado um sinal de imobilização:
Imobilizador
Já programado. Deseja reprogramar?
Se a indicação seguinte aparecer durante o teste, a unidade de controlo do sistema de imobilização não está programada.
Para programar a unidade de comando do motor, a unidade de controlo do sistema de imobilização deve ser programada em primeiro lugar.
Verificar ECU do Sistema de Imobilização !
Se a mensagem seguinte aparecer no final do teste, ocorreu uma anomalia durante a programação. Proceder do modo seguinte (e na ordem indicada): verificar se existe uma unidade de controlo instalada no veículo; verificar as cablagens entre as duas unidades de controlo.
Imobilizador
Não foi recebido nenhum sinal!
deves-me uma mini...
Descrição da Ordem de Trabalho
Carregar na tecla correspondente do menu principal do sistema para chamar as funções de Programação, seleccionar o teste pretendido e confirmar com ENTER. Seguir as instruções do visor do aparelho de diagnóstico.
Ignição desligada
Tempo de espera: 12 s mínimo
Nota:
Antes de a ignição ser ligada, deve passar um período de espera de, pelo menos, 12 s, desde a última ignição desligada, caso contrário a unidade de comando do motor não envia um novo pedido de sinal de imobilização à unidade de controlo respectiva (tempo de desligação da unidade de controlo)
Ignição ligada
Se o visor apresentar a seguinte mensagem durante o teste, a programação foi bem efectuada.
Imobilizador
Bem programado !
Nota:
Imobilizador
Bem programado !
Se a mensagem seguinte aparecer durante o teste, foi já programado um sinal de imobilização:
Imobilizador
Já programado. Deseja reprogramar?
Se a indicação seguinte aparecer durante o teste, a unidade de controlo do sistema de imobilização não está programada.
Para programar a unidade de comando do motor, a unidade de controlo do sistema de imobilização deve ser programada em primeiro lugar.
Verificar ECU do Sistema de Imobilização !
Se a mensagem seguinte aparecer no final do teste, ocorreu uma anomalia durante a programação. Proceder do modo seguinte (e na ordem indicada): verificar se existe uma unidade de controlo instalada no veículo; verificar as cablagens entre as duas unidades de controlo.
Imobilizador
Não foi recebido nenhum sinal!
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Epah! Ganda pinta!... Quer dizer Grande Pinto!
Se isto ficar resolvido podes contar é com uma grade de minis!
Vou falar com o mecânico e levar esta informação.
Muito obrigado pela ajuda!
Encontramo-nos no Sábado!
Se isto ficar resolvido podes contar é com uma grade de minis!
Vou falar com o mecânico e levar esta informação.
Muito obrigado pela ajuda!
Encontramo-nos no Sábado!
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Off-topic: a malta sabe mesmo ajudar, e ajudam msm com vontade! Até ao ultimo promenor, é bom ver isso aqui.
Obrigado malta
Obrigado malta
Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Agora é que vi a tua resposta à minha pergunta...
O teu mecanico disse para experimentares outra chave???? de outro jipe??? ou a suplente???
Espero que seja a suplente, pq a chave dos 2.5 é codificada...
O teu mecanico disse para experimentares outra chave???? de outro jipe??? ou a suplente???
Espero que seja a suplente, pq a chave dos 2.5 é codificada...
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Não percebo para quê tanto sistema de segurança. Mas alguém quer esses charutos?
Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
PINTO88 escreveu:Agora é que vi a tua resposta à minha pergunta...
O teu mecanico disse para experimentares outra chave???? de outro jipe??? ou a suplente???
Espero que seja a suplente, pq a chave dos 2.5 é codificada...
Sim, era mesmo a suplente, ele estava a pôr a hipotese de ser problema no codificador da chave que está a uso.
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
O que acho estranho é se o imobilizador está a dar erro pq continua o jipe a funcionar?
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
PINTO88 escreveu:O que acho estranho é se o imobilizador está a dar erro pq continua o jipe a funcionar?
Ora aí está também a minha dúvida!!
Espero é que de um momento para o outro ele não resolva deixar de pegar de vez!
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
"A lâmpada avisadora do motor está activada (a piscar)
Cerca de 0,5 s após a ligação da ignição, a função de injecção fica bloqueada e a bomba de alimentação é desligada. "
Se a alimentação é desligada como funciona o jipe?
Tens a luz do motor a piscar?
O que chamas de custar a pegar?
Quando metes a chave na ignição antes de rodares na totalidade, esperas que a luz do motor apague?
Cerca de 0,5 s após a ligação da ignição, a função de injecção fica bloqueada e a bomba de alimentação é desligada. "
Se a alimentação é desligada como funciona o jipe?
Tens a luz do motor a piscar?
O que chamas de custar a pegar?
Quando metes a chave na ignição antes de rodares na totalidade, esperas que a luz do motor apague?
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
PINTO88 escreveu:"A lâmpada avisadora do motor está activada (a piscar)
Cerca de 0,5 s após a ligação da ignição, a função de injecção fica bloqueada e a bomba de alimentação é desligada. "
Se a alimentação é desligada como funciona o jipe?
Tens a luz do motor a piscar?
O que chamas de custar a pegar?
Quando metes a chave na ignição antes de rodares na totalidade, esperas que a luz do motor apague?
Como disse, isso também me faz confusão! Pela descrição do erro P1572 o jipe nem devia funcionar!
Quando ligo a ignição espero até as luzes apagarem, só ficam acesas as do travão, óleo e bateria, que apagam depois de pegar (e destravar ).
O que eu chamo custar a pegar é sentir o motor de arranque rodar umas 5, 6, 7 vezes até pegar (e já esteve pior, isto é agora com uma bateria nova). Ele dantes pegava logo.
Para juntar à festa, isto acontece mais em frio, quando se põe a trabalhar pela primeira vez de manhã. Durante o dia ele pega relativamente bem (talvez 2 ou 3 voltas no motor de arranque).
A ser do imobilizador a temperatura não tem qualquer influência, certo?
Ás vezes até me parece mais um problema de motor de arranque, mas o raio do erro P1572 está-me a fazer confusão!
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Como te disse no inicio, a mim cheira-me que tens o motor de arranque nas coves, atenção que dependendo do seu estado tem ou não reparação...
Pq se meteste uma bateria nova, e agora ele custa menos a pegar, quer dizer que o motor de arranque é que já n tem a pujança que devia ter... (a ser isso, essa bateria nova vai dar o berro em 3 tempos)
Mas tens esse erro tb, penso que um n está associado ao outro, ou seja, teoricamente pelo que deu para perceber o erro diz que o imobilizador n está programado, ou seja sn está programado n deveria actuar certo? u seja podes meter lá uma chave sem codificação e ele trabalha à mesma, penso eu que isto seja o mais racional...
Ou seja tens dois problemas distintos, a falta do imobilizador, e o motor de arranque...
Mas o teu mecanico que programe o imobilizador, que tá visto que é uma coisa rápida de se fazer, e se continuar igual, já sabes que é o motor de arraque...
Pq se meteste uma bateria nova, e agora ele custa menos a pegar, quer dizer que o motor de arranque é que já n tem a pujança que devia ter... (a ser isso, essa bateria nova vai dar o berro em 3 tempos)
Mas tens esse erro tb, penso que um n está associado ao outro, ou seja, teoricamente pelo que deu para perceber o erro diz que o imobilizador n está programado, ou seja sn está programado n deveria actuar certo? u seja podes meter lá uma chave sem codificação e ele trabalha à mesma, penso eu que isto seja o mais racional...
Ou seja tens dois problemas distintos, a falta do imobilizador, e o motor de arranque...
Mas o teu mecanico que programe o imobilizador, que tá visto que é uma coisa rápida de se fazer, e se continuar igual, já sabes que é o motor de arraque...
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
PINTO88 escreveu:Como te disse no inicio, a mim cheira-me que tens o motor de arranque nas coves, atenção que dependendo do seu estado tem ou não reparação...
Pq se meteste uma bateria nova, e agora ele custa menos a pegar, quer dizer que o motor de arranque é que já n tem a pujança que devia ter... (a ser isso, essa bateria nova vai dar o berro em 3 tempos)
Mas tens esse erro tb, penso que um n está associado ao outro, ou seja, teoricamente pelo que deu para perceber o erro diz que o imobilizador n está programado, ou seja sn está programado n deveria actuar certo? u seja podes meter lá uma chave sem codificação e ele trabalha à mesma, penso eu que isto seja o mais racional...
Ou seja tens dois problemas distintos, a falta do imobilizador, e o motor de arranque...
Mas o teu mecanico que programe o imobilizador, que tá visto que é uma coisa rápida de se fazer, e se continuar igual, já sabes que é o motor de arraque...
Talvez seja isso mesmo, dois problemas distintos.
Vou fazer como dizes, tratar do imobilizador e ver o resultado, depois se for caso disso vejo o motor de arranque.
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Como está a situação?
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Amigo, se ainda não resolveste faz um pequeno teste antes de pores a trabalhar:
Roda a chave e deixa apagar a luz da resistência 1x; quando apagar, volta a repetir o processo mais 2x (aquecer resistência 3x) e depois diz-me qualqur coisa
Roda a chave e deixa apagar a luz da resistência 1x; quando apagar, volta a repetir o processo mais 2x (aquecer resistência 3x) e depois diz-me qualqur coisa
Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
PINTO88 escreveu:Como está a situação?
Olá Pinto,
Não houveram mais desenvolvimentos.
O Frontera tem pegado bem, uns dias logo à primeira mal roda o motor de arranque, outros dias o motor de arranque roda umas 4 ou 5 vezes até pegar, curiosamente nos dias mais frios é quando pega melhor!
Não sei se já tinha dito, mas o Frontera não está comigo durante a semana, só aos fins de semana e não tenho tido muito tempo ultimamente. Quando for ver do erro da centralina queria estar lá com o mecânico para acompanhar a intervenção dele e levar as indicações que me deste, em princípio devo tirar uns dias na última semana do ano e aí vou ver se trato disso.
Obrigado por perguntares!
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
então está tudo explicado... só lhe pegas ao fds ele tá amuado ctg pah!!!
Ok, depois actualiza a situação, estou curioso de ver resultados do erro
Ok, depois actualiza a situação, estou curioso de ver resultados do erro
PINTO88- Administrador
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
PINTO88 escreveu:então está tudo explicado... só lhe pegas ao fds ele tá amuado ctg pah!!!
Acho que não! A alternativa era desfazer-me dele, e acredita que me estava a custar bastante ter de tomar essa decisão.
Mas arranjou-se uma alternativa e o Frontera ainda está cá em casa, só que durante a semana está a 100km de distância, mas continuo a tê-lo para fazer o gosto ao dedo. Um dia destes explico-te melhor!
PINTO88 escreveu:Ok, depois actualiza a situação, estou curioso de ver resultados do erro
Assim que tiver resultados digo-te!
gdacosta- Itinerário Complementar
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Re: Dificuldade em Pegar / Imobilizador Frontera 2.5
Artur Murta escreveu:Amigo, se ainda não resolveste faz um pequeno teste antes de pores a trabalhar:
Roda a chave e deixa apagar a luz da resistência 1x; quando apagar, volta a repetir o processo mais 2x (aquecer resistência 3x) e depois diz-me qualqur coisa
Ok, posso fazer o teste, mas à partida parece-me que isto era mais se fosse um problema de velas... não!? (se saiu disparate não liguem, foi o que me veio à cabeça )
gdacosta- Itinerário Complementar
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